JEAN JACQUES ROUSSEAU
Jean Jacques Rousseau, nasceu em Genebra, Suíça, a 28 de Junho de 1712; faleceu em 2 de Julho de 1778.
Durante a sua vivência, Rousseau, combateu ideias que prevaleciam há muito tempo, entre elas a teoria e prática educacional, havendo necessidade de dar atenção á criança e ao seu desenvolvimento.
Segundo ele a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação.
Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um.
Rosseau, inverteu a ordem universal, colocando as necessidades dum individuo acima dos da sociedade organizada, "A bondade e a felicidade do indivíduo são mais essenciais que o desenvolvimento de seu talento"
Para Rosseau, a sociedade ideal e natural, seria, onde a natureza conserva sua simplicidade e inocência originais, todos os indivíduos seriam educados juntos e participariam de interesses comuns."
Rousseau destaca que o adulto, sabendo quais são os pensamentos, sentimentos e interesses das crianças, não deve impor os seus e para melhor compreender a infância e diz ainda, que os males socais e a educação oferecida aos jovens, são os responsáveis pelos conflitos do mundo humano.
Segundo ele, o homem, deve olhar a simplicidade das coisas e no seu desenvolvimento e modificação, a educação deve ter um papel importante no seu crescimento.
Para Rousseau, a vida é feita por fases e assim, na primeira fase, até os 5 anos, era como uma fase animal, com o aparecimento do primeiro sentimento de si mesmo; aos 12 anos, o indivíduo torna-se consciente de si mesmo, é o momento da vida em que o racional desperta; sendo um ser isolado, a criança não desfruta ainda da vida moral, depois vem a puberdade, o sexo é visto por Rousseau como o factor mais importante da vida do indivíduo; com isso, surge a sua vida social, onde surgem os mais altos sentimentos, a vida moral evolui naturalmente.
Para Rousseau se cada fase da vida tem a sua existência própria, a educação inicial não poderia ser considerada uma preparação à vida.
Rousseau afirma, que o método da natureza vale para todas as coisas, lembrou às mães a importância da amamentação aos seus filhos.
Disse ainda que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, pois que a criança devia fazer, sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma e também, que até aos 12 anos é a época dos vícios e que demasiado carinho, provoca vícios que mais tarde se tornam permanentes.
Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contacto com a natureza.
Rousseau propôs que a criança, primeiro deveria ter os brinquedos e praticar desporto, depois deveria aprender a utilizar as ferramentas e depois outras actividades, como o canto, a aritmética, a geometria sentindo sempre a própria natureza das coisas.
Segundo Rousseau, a natureza, seria a mãe de todos os ensinamentos, para que o homem se tornasse livre e sem preconceitos e encarasse o outro homem, com espírito de igualdade, para que no futuro, o mundo se tornasse uma democracia, em que todos seriam iguais.
Durante a sua vivência, Rousseau, combateu ideias que prevaleciam há muito tempo, entre elas a teoria e prática educacional, havendo necessidade de dar atenção á criança e ao seu desenvolvimento.
Segundo ele a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação.
Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um.
Rosseau, inverteu a ordem universal, colocando as necessidades dum individuo acima dos da sociedade organizada, "A bondade e a felicidade do indivíduo são mais essenciais que o desenvolvimento de seu talento"
Para Rosseau, a sociedade ideal e natural, seria, onde a natureza conserva sua simplicidade e inocência originais, todos os indivíduos seriam educados juntos e participariam de interesses comuns."
Rousseau destaca que o adulto, sabendo quais são os pensamentos, sentimentos e interesses das crianças, não deve impor os seus e para melhor compreender a infância e diz ainda, que os males socais e a educação oferecida aos jovens, são os responsáveis pelos conflitos do mundo humano.
Segundo ele, o homem, deve olhar a simplicidade das coisas e no seu desenvolvimento e modificação, a educação deve ter um papel importante no seu crescimento.
Para Rousseau, a vida é feita por fases e assim, na primeira fase, até os 5 anos, era como uma fase animal, com o aparecimento do primeiro sentimento de si mesmo; aos 12 anos, o indivíduo torna-se consciente de si mesmo, é o momento da vida em que o racional desperta; sendo um ser isolado, a criança não desfruta ainda da vida moral, depois vem a puberdade, o sexo é visto por Rousseau como o factor mais importante da vida do indivíduo; com isso, surge a sua vida social, onde surgem os mais altos sentimentos, a vida moral evolui naturalmente.
Para Rousseau se cada fase da vida tem a sua existência própria, a educação inicial não poderia ser considerada uma preparação à vida.
Rousseau afirma, que o método da natureza vale para todas as coisas, lembrou às mães a importância da amamentação aos seus filhos.
Disse ainda que não se deveria moldar o espírito das crianças de acordo com um modelo estabelecido, pois que a criança devia fazer, sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma e também, que até aos 12 anos é a época dos vícios e que demasiado carinho, provoca vícios que mais tarde se tornam permanentes.
Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contacto com a natureza.
Rousseau propôs que a criança, primeiro deveria ter os brinquedos e praticar desporto, depois deveria aprender a utilizar as ferramentas e depois outras actividades, como o canto, a aritmética, a geometria sentindo sempre a própria natureza das coisas.
Segundo Rousseau, a natureza, seria a mãe de todos os ensinamentos, para que o homem se tornasse livre e sem preconceitos e encarasse o outro homem, com espírito de igualdade, para que no futuro, o mundo se tornasse uma democracia, em que todos seriam iguais.
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